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quarta-feira, 28 de março de 2007

Tem gente que eu acho escrota. Mas a pior escrotice é que essa gente ainda me faz destinar títulos! É foda

Introdução


Gestão da Qualidade

A Qualidade é um conceito natural em situações de uso de algum produto, em relações consumidor-prestador de serviço, em percepções provinientes de produtos de natureza intelectual, artística, emocional, etc.
É um concetio antigo que, com a modernidade, o surgimento de inúmeras indústrias e empresas e a consequente competitividade entre elas, passou a se também uma função gerencial. As atividades relacionadas a qualidade são fundamentais para obtenção de sucesso, tanto para obter um produto puramente competitivo, quanto para atender a demanda social, cada vez mais consciente.
Para tanto, diversos pensadores se destacam na área da Gestão da Qualidade. São estes chamados de Gurus da Qualidade. O Guru que será focado nesse trabalho é W.E. Deming, o desenvolvedor do Ciclo PDCA, importante instrumento na melhoria contínua de bens e serviços.








“Não há substituto para o conhecimento”

“Qualidade não é trabalhar muito, é trabalhar direito."

"Qualidade não é obrigatória...sobrevivência também não..."

"Qualidade é uma questão de competitividade."
















Edward Deming


W. Edwards Deming nasceu em 14 de outubro de 1900 em Sioux City, Iowa. Seu pai era advogado. Começou a trabalhar com 8 anos de idade em um hotel. Estudou engenharia na Universidade de Wyoming, aos 17 anos. Recebeu PhD em Físicas Matemáticas na Universidade de Yale, em 1927, onde foi empregado como professor. Deming recebeu muitas propostas de indústrias privadas e ficou com um emprego no Departamento de Agricultura Washington, D.C. Lá conheceu sua esposa, Lola Sharpe, casando-se em 1932. Conheceu também seu guia, Walter Shewhart, cujos escritos impactaram a vida de Deming e se tornaram a base de seus ensinamentos.
Durante a 2? Guerra Mundial, Deming trabalhou com os técnicos e engenheiros a fim de melhorar a qualidade dos materias de guerra. Este trabalho atraiu a atenção dos japoneses, em 1950 Deming foi apresentados para administradores das principais companhias japonesas. Enquanto era desprezado por empresários norteamericanos. Durante 30 anos, a convite da União Japonenesa de Cientistas e Engenheiros, se dedicou a educação das empresas japonesas com o Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act, Planejamento-Execução-Verificação-Agir).
No início a economia japonesa estava em crise, os japonesses ouviram o guru, mudaram a sua forma de pensar, seu estilo de administrar, seu modo de tratar os empregados. Com isso sua economia e produtividade fez converter o país em um dos líderes do mercado mundial. Tanto que mais tarde, o Imperador Horohito condecorou W. Edwards Deming com a medalha do Tesouro Sagrado da Segunda Ordem do Japão.
O povo do Japão atribui o renascimento da indústria japonesa e seu êxito mundial a Edward.
Com o reconhecimento do êxito japonês, em 1980, veio o interesse de corporações norteamericano em Deming. Através dos 14 pontos e os 7 pecado mortais, as companhias mantiveram-se a par das contantes mudanças econômicas.
Em sua carreira também constam trabalhos desenvolvidos em Taiwan, México, ?ndia e Turquia. Nos EUA recebeu a Medalha Shewart, o prêmio Samuel S. Wilks e foi eleito para a Academia Nacional de Engenharia. Continuou proferindo palestras e participando de seminários até sua morte, em 19 de dezembro de 1993.

Ciclo PDCA



Histórico

O ciclo PDCA também é conhecido como ciclo de Shewart (Sherwart é o pai do Controle Estatístico do Processo), recebeu esse nome em 1967, quando foi descrito pela primeira vez, por Deming, em homenagem a Shewart, que morreu no mesmo ano. Também é chamado de Ciclo de Deming, principalmente no Japão, onde Deming não o introduziu no pós-guerra.


O que é e para que serve

O ciclo é um método de gerenciamento para promover a melhoria contínua. Ele pode ser aplicado, ao menos teoricamente, em qualquer empresa. Sua aplicação segue um padrão de funcionamento, esse padrão consiste em planejar, executar, avaliar e ajustar. Essas quatro fases são a base da filosofia do melhoramento contínuo.
O PDCA é definido como uma sequência de atividades que são percorridas de maneira cíclica para melhorar atividades, uma aplicação contínua do Ciclo PDCA, de forma integral permite um real aproveitamento dos processos gerados na empresa, visando a redução de custos, o aumento da produtividade e consolidando a padronização de práticas.
A utilização do Ciclo PDCA envolve várias possibilidades, podendo ser utilizado para o estabeliecimento de metas de melhoria provindas da alta administração, ou também de pssoas ligadas diretamente ao setor operacional, com o objetivo de coordenar esforços de melhoria contínua, enfatizando que cada programa de melhoria deve começar com um planejamento cuidadoso (definir uma meta), resultar em ações efetivas, em comprovação de eficácia das ações, para enfim, obter os resultados da melhoria, podendo ser utilizado a cada melhoria vislumbrada.
Há dois tipos de metas, de acordo com a estratégia empregada. Existem as metas para melhorar, Ciclo PDCA para melhorar, são aquelas que a excelência nunca é alcançada, o ponto ótimo é sempre acima do que se está. E existem metas para manter, Ciclo PDCA para manter (conhecido também como Ciclo SDCA), que estipulam uma condição mínima para a excelência.


Ciclo PDCA para melhorar

É utilizado para atingir "metas para melhorar", ou seja, produzir melhor, a custo menor e entrega/atendimento mais eficiente. A meta se alcança modificando a maneira de trabalhar, mais especificamente, modificando os Procedimentos Operacionais Padrão (POP). As fases são:
P (plan) – Estabelecimento de objetivos e metas. Essas metas são conseguidas com o planejamento estratégico e são ou exigências do cliente ou parâmetros e propriedades de produtos, serviços ou processos. Identificação do problema a partir da meta de melhoria, reconhecimento das características do problema, descoberta das causas principais do problema e estabelecimento de um Plano de Ação com contramedidas para bloquear estas causas. Nessa fase devem ser discutidas diversas questões como: qual o objetivo específico (meta) a ser alcançado pela organização; quais as pessoas a serem envolvidas nesse processo; qual será o prazo para a efetivação do plano de ação a ser elaborado; quais serão os recursos a serem despendidos para a conclusão do plano; quais serão os dados a serem coletados durante o processo; enfim, perguntas que envolvem todo um planejamento minucioso do processo a ser executado.
D (do) - Execução do Plano de Ação, ou seja, treinamento e execução das tarefas do plano e coleta de dados a serem usados na fase C.
C (check) - Verificação da efetividade da ação de bloqueio adotada. Essa verificação é conseguida confrontando metas desejadas e resultados obtidos. As ferramentas comuns empregadas nesta fase são cartas de controle, folhas de verificação, histogramas, gráficos, etc.
A (act) – Dependendo dos fatos verificados na fase C, a fase A será diferente. Caso as metas não sejam alcançadas deve haver a eliminação definitiva das causas principais do problema, através de padronização que adote como padrão as ações que deram certo, revisão das atividades realizadas e planejamento para o trabalho futuro. Caso as metas planejadas forem alcançadas, adota-se o padrão planejado na fase P.
O Ciclo PDCA é conduzido pelas funções gerenciais.


Ciclo PDCA para manter ( conhecido também como o Ciclo SDCA para manter)

Designação do ciclo PDCA quando utilizado para utilizado para atingir metas padrão ou para manter os resultados num certo nível desejado. As fases são:
S ("standard" ou padrão) - Estabelicimento de Metas Padrão e de Procedimento Operacinal Padrão (POP).
D (do) - Treinamento e supervisão do trabalho, avaliação para saber se todos os POP estão sendo cumpridos na execução de tarefas.
C (check) - verificação da efetividade dos POP, avaliando se a meta foi ou não alcançada;
A (act) - caso a meta não tenha sido atingida adotar ação corretiva removendo os sintomas, agindo nas causas.
Dentro do SDCA devem existir os seguintes sistemas:
sistema de Padronização (S); sistema de Treinamento de trabalho (D); sistema de supervisão e auditoria (D); sistema de monitoramento de todas as metas padrão (C); sistema de tratamento de anomalias (A).
O Ciclo SDCA é conduzido plas funções operacionais de organização.

Considerações

A utilização do ciclo PDCA torna os processoas previsíveis pois ha obediência aos padrões. Caso a melhoria tenha sido bem-sucedida o método planejado é adotado, torna-se padrão. A melhoria não sendo bem-sucedida força um retorno ao padrão anterior e novo giro do Ciclo começa.
Há bem demarcada a noção de ciclo, sendo impossível começar um módulo sem se concluir o antecedente.

Gerenciamento da Melhoria e Gerenciamento da Rotina


O conceito de melhoramento contínuo, base do Ciclo PDCA, pode ser dividido em duas etapas: O gerenciamento da melhoria e o gerenciamento da rotina. Essas duas etapas trabalham juntas e são ambas essenciais para obtenção de um bom resultado no giro do Ciclo.

1ª etapa: Gerenciamento da Melhoria

Os responsáveis são: a alta administração. Os objetivos são: a sobrevivência e crescimento organizacional. Funcionamento: Busca apoio para execução das políticas, através de novas práticas em detrimento das já utilizadas. É associação de diversos níveis da empresa: a alta administração lança as metas e toda instituição faz um esforço para alcançá-las através de desdobramento dessas metas. As metas precisam emergir de um conhecimento profundo do perfil dos clientes, dos segmentos do mercado e das novas tecnologias aplicadas ao negócio.

2ª etapa: Gerenciamento da Rotina

Os níveis de qualidade estabelecidos precisam ser alcançados, para tanto a obediência aos padrões de trabalho é fundamental para evitar alterações nestes níveis.
O gerenciamento da rotina é um método de gestão de responsabilidades dos colaboradores e busca da eficiência organizacional para alcançar os níveis de qualidade planejados. Para alcançá-los é necessário que se eduque os colaboradores e os treine continuamente.
O gerenciamento da melhoria vem como o nível estratégico de obtenção de objetivos, enquanto que o gerenciamento da rotina funciona atendendo os objetivos de cada processo e se utiliza para tanto da Ciclo PDCA.


Análise dos Problemas

Definição de problema
Não existe o problema como algo absoluto. O problema surge da comparação entre o que se quer e o que se obteve.
Problema é:
· Uma meta não alcançada;
· Um resultado que não se está satisfeito;
· O efeito indesejado de algum processo.

Ciclo PDCA para análise e solução de problemas
Em larga escala, o ciclo PDCA é usado para a análise e na solução de problemas. Para tanto ele é desdobrado em passos, sendo normalmente conhecido como Masp (método de análise e solução das problemas). Também é chamado de Mamp (método de análise e melhoria de processos) e QC story (quality circle story).
Para solução de problemas é fundamental definir as causa para que elas sejam eliminadas ou controladas resultando no controle de problema ou na sua solução.
A equipe da melhoria utilizará do ciclo para a análise do problema. Esta deverá estar bem pensada para que não sejam tomadas decisões errôneas e para que se opte pelo meio mais rápido e de menor gasto possível (melhor custo-benefício), na solução de problemas.
O Ciclo PDCA ao ser desdobrado forma passos ou etapas a seguir. Alguns deles têm como ferramentas operacionais diagramas de causa e efeito, lista de verificação, estratificação, diagrama de Pareto, brainstorming, diagrama de dispersão, entre outras. Todas as ferramentas são para favorecer o melhor entendimento dos problemas. Algumas têm por característica a simplicidade, possibilitando que todos participem da solução do problema, outras, no entanto, são de cunho estatístico e requerem maior especialização.

Passos:
Passo 1 - Identificação do problema
Selecionar o problema a solucionar, estimar possíveis ganhos, comparados com as perdas e encontrar a equipe respoensável, propondo data-limite para conclusão.
Passo 2 - Observação
Entendimento do problema, observando sua frequência. Observar também características próprias do local.
Passo 3 - Análise
Encontrar causas do problema.
Passo 4 - Plano de ação
Traçar estratégias e planos de ação.
Passo 5 - Ação
Divulgação do plano, juntamento com treinamento de pessoal. Executar a ação, registrar os resultados e coletar dados.
Passo 6 - Verificação
Confrontar os resultados obtidos com as metas traçadas. Verificar se o problema persiste. Caso os resultados não sejam satisfatórios retornar ao passo 2.
Passo 7 - Padronização
Elaboração de um novo padrão, seja alterado ou interamente novo. Educar e treinar profissionais envolvidos.
Passo 8 - Conclusão
Registrar os avanços. Relacionar os problenas remanescentes e prever soluções para estes também através do Ciclo PDCA. Observar reflexivamente o trabalho visando melhoria futura.
Bibliografia


Locais na internet consultados:

http://www.indg.com.br/info/glossario/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_PDCA
http://gestao.wordpress.com/2006/08/23/pdca/
http://www.geocities.com/durvalcastro/catorzeptos.htm
http://www.premioqualidadebr.org.br/new01.htm
http://www.pcs.usp.br/~denise/qualidade.htm
http://www.csgastronomia.edu.mx/profesores/jmeneses/auditorias/deming.htm
http://www.dartmouth.edu/~oru/CQI/PDCA.html


Livro Consultado:

MASHAL Junior, Isnard
Gestão da Qualidade/ Isnard Marshal Jr., Agilberto Alves Cierco, Alexandre Varanda Rocha, Edmarson Bacelar Mota, Sérgio Leusin. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

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