O melhor café você conhece pelo cheiro

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Para ler junto

Fui eu quem disse a ela que quando se pensa no nada se pensa em si próprio. Na verdade, foi isso que eu consegui entender do livro que estou lendo. Na verdade, mais uma, este livro é dela, mas quem está lendo primeiro sou eu. Mas na verdade, este livro precisa ser lido por todos, pois é exatamente isso que o mesmo prega. Fala de como entender a filosofia e se motivar a partir de seu próprio pensamento. Em poucas páginas de leitura já se pode compreender, na visão do livro, que a noção de autoria engloba o autor e o leitor. Ou seja, a prática da escrita somada a prática da leitura formam, de fato, o que a autora estabelece como autoria. Ainda diz mais, fala que todo livro é escrito para ser lido e que não há razão de escrever para não ler. Não é radical, pois defende-de pelo argumento que a própria leitura feita pelo autor, já é uma noção de autoria que se estabelece. Reforça que a filosofia está em todos nós e é muito mais simples do que parece ser. Bom, pelo menos para mim sempre pareceu muito complicada e ese livro está me ajudando muito. Defende a volta pela força da voz, pelo reconhecimento da pessoa e sua voz, pela visão da voz e, principalmente, pela escuta. Critica o fato que culturalmente tornou a filosofia um fazer solitário e de escritório, fazendo a ressalva de que a mesma tem origem em tempos gregos, onde era proferida a todos, em praça publica, por intermédio da voz, quiçá aos berros. "Filosofia em comum", diz Marcia Tiburi, é um livro que atua como dispositivo e tem como fundamento a leitura coletiva, a discussão de idéias e, principalmente, o aprimoramente do pensamento como forma de dialogar, fazer, crescer e aprimorar. É ter certezas e imediatamente depois quebrá-las com dúvidas. É o fato de ir além. Sem medo de se interogar. A minha filosofia é a minha voz. Leiam todos.

Marcadores:

1 Comentários:

  • Belo post. A importância que Márcia dá a voz é realmente nova para mim. Diz que é "corpo no corpo do outro". E nessa concepção, nunca havia pensado. Eu, que também sempre achei Filosofia dificil porque me foi colocada de uma maneira, digamos, vagabunda, também vi no livro, uma alternativa para mudar de idéia. E estou conseguindo... Boa leitura a nós então.Abraço

    Às 1:08 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial