O melhor café você conhece pelo cheiro

domingo, 11 de maio de 2008

LUTO

Engraçado linha sinuosa que leva a determinados lugares. Eu estou de luto. Eu luto. Qual seria o verbo de ficar de luto? Enlutar? Escuto



Lu.to1
sm (lat luctu) 1 Sentimento de pesar ou tristeza pela morte de alguém. 2 Tristeza profunda causada por grande calamidade; dor, mágoa, aflição. 3 Crepes, panos pretos com que se forram a câmara ardente, a casa ou a igreja por ocasião do falecimento de uma pessoa. 4 Vestes escuras que a família e amigos da pessoa falecida usam durante certo tempo como sinal do seu pesar ou tristeza. 5 Tempo que dura o uso dessas vestes. 6 poét O aspecto tristonho das coisas. Antôn (acepções 1 e 2): alegria, regozijo. L. aliviado: traje negro com algumas peças de cor ou guarnecido com branco ou cinzento. L. nacional: manifestações oficiais de pesar, como homenagem a alguma pessoa importante, cujo falecimento entristece a nação. L. pesado: vestuário sem enfeites e completamente preto. Trazer luto nas unhas: estar com elas sujas, orladas de negro.

lu.to2
sm (lat lutu) Massa, especialmente cimento de argila, para vedar juntas ou fendas, revestir uma superfície porosa etc., a fim de torná-las hermeticamente fechadas, não permitindo a saída de gases ou líquidos, encerrados em frascos ou retortas.

Lu.tar1
(lat luctari) vti e vint 1 Travar luta: Lutava com a fera o caçador. Jacó e o anjo lutaram prolongadamente. vti 2 Combater, lidar, pelejar, pugnar: Lutou com a fera e venceu-a. Os oficiais lutavam contra a tripulação revoltada. Esses lutam pela democracia. vti e vint 3 Despender as forças, esforçar-se muito, trabalhar com aferro para conseguir certo objetivo: Sempre lutou por esse ideal. Sem lutares, não saberás quanto vale uma vitória. vti 4 Arrostar, enfrentar, ter sobre si: Lutar com dificuldades, lutar com o infortúnio. vti 5 Resistir: Lutar com o destino. Lutar contra a corrente. vti e vint 6 Altercar, contender, disputar, competir: Luta em vão para invalidar o despacho. Não podemos lutar com eles nesse terreno. Lutavam os parlamentares.
Fonte: Michaelis

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial