O melhor café você conhece pelo cheiro

quinta-feira, 20 de outubro de 2005

Anjos de Cara Suja

Nas duas vezes em que eu fui quase assaltada fiquei muito assustada. Acho que todas as pessoas ao serem assaltadas se assustam por causa do medo, da proximidade da morte e coisa e tal. Nos momentos em que passei por isso fiquei muito assustada sim com a morte durante (tanto minha quanto de presenciar uma), mas o que mais me angustiou foi o roubo e os seus propósitos interiores. Da primeira vez eu estava sozinha no ônibus indo pra escola num sábado de manhã. Um cara levantou, puxou a arma prateada e engatilhou (eu ouvi isso nitidamente e me arrepiei), falou que era um assalto. E eu sozinha busquei em algum rosto próximo um alento, olhei pra trás e vi um homem com o rosto tão assustado quanto o meu, eu acho. Para a minha surpresa esse homem também se levantou, ele estava com o primeiro assaltante. Só não me levaram nada porque desprezaram o meu celular velhinho. Mas mesmo assim eu chorei, chorei desesperadamente. EU NÃO SABIA O QUE FAZER. Não no sentido imediato. Eu não sabia que grande atitude tomar com relação a tudo a aquilo. Chamar a polícia era burrice, não só porque ela não ia prendê-los, mas porque eu não sabia realmente se eles deviam ser pegos. É.
Da segunda vez eu não quero falar ainda e não estava sozinha. O maior pensamento que passou na nossa mente foi: porque pobre rouba pobre? Talvez essa questão tenha sido solucionada dado o estado químico do rapaz. Mas hoje eu estava de frente a rede Globo no Jardim Botânico e os motoristas e cobradores do ônibus da Real foram linchar um ladrão que estava dentro de um dos ônibus. É claro que o cara não estava armado e deveria ser o cúmulo da não experiência, e ainda fez o que se questionou anteriormente: roubou de rico. É estranho. A distinção dos dois crimes: quando uma pessoa pode roubar? Eu senti pena do cara, mas também senti medo dele estar armado e sobrar uma morte pra eu presenciar ou “viver”. É muito cansativo observar tudo isso. Sinto medos.
Os anjos de cara suja são os meninos, de rua, na rua, no ônibus, das garrafinhas com cola, dos assaltos, das bolinhas no sinal, de blusinhas laranja desfilando pelas ruas, com mães, sem mães, em grupo, sem, com caminho ou sem caminho. Considero anjos de cara suja também as pessoas que hoje são incompreendidas e descriminadas por terem uma opinião política diferente, uma opção religiosa ou um orientação sexual diferente. Os anjos de cara suja ainda vão aparecer bem limpinhos para desmascarar os demoniozinhos de maquiagem. O jeito é a Terra parar como na música do Raul. Ixi, será?

Esse é um anjo de cara suja, meio assustado